O conversor de torque substitui a embreagem nos veículos de transmissão automática. Entender seu funcionamento e cuidados pode te ajudar a manter o bom funcionamento do sistema do câmbio automático do seu veículo.

Como funciona o conversor de Torque?

O conversor de torque é responsável por transmitir a força do motor para a caixa de transmissão. Isto se dá através de um sistema hidráulico por meio da condução de fluidos.

Com isso, a peça permite que o carro pare e ande sem um acionamento mecânico. O conversor também transfere a potência do motor para a transmissão, diminuindo os solavancos enquanto você dirige.

Outra função do conversor de torque é que ele permite que haja várias rotações entre o câmbio e o motor.

Além do fluido, o conversor de torque é formado basicamente por três peças:

  • Turbina;
  • Impulsor da bomba;
  • Estator.

Vantagens X Desvantagens

Entre as vantagens do conversor de torque podemos citar:

  • menos ruídos;
  • menor desgaste dos componentes da transmissão;
  • acoplamento da embreagem mais suave;
  • não precisa da ação humana para o sistema operar.

Já as principais desvantagens são:

  • maior consumo de combustível, principalmente quando não possui sistema de bloqueio;
  • manutenção mais cara quando necessária a reparação;
  • mais troca de fluido de trabalho;
  • dependência da velocidade de rotação do motor.

Defeitos que o conversor de torque apresenta:

  • Carro trepidando ao dirigir;
  • Superaquecimento do conversor;
  • Falhas na Transmissão;
  • Sons estranhos;
  • Falhas no ponto morto.

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